Desporto
Futebolistas angolanos criam associação
Uma agremiação que se propõe defender os interesses dos futebolistas, denominada Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA), foi criada, em Luanda, tendo eleito esta segunda-feira, como presidente, o ex-futebolista Mbanino Igor Samu Nascimento.
A ANFA conta com 314 associados inscritos em todo país, sendo que 164 deles participaram do pleito que elegeu, em lista única, Igor do Nascimento, com 161 votos a favor, nenhum voto contra e sem abstenção. Apenas três votos foram invalidados.
Entre outros objectivos, a ANFA visa defender, promover e desenvolver os direitos e interesses desportivos e sociais dos futebolistas em Angola.
Na sua primeira intervenção, Igor Nascimento agradeceu a confiança a si depositada pelos associados e prometeu cumprir a risca os objectivos pelos quais nortearam a criação da ANFA.
No pleito votaram associados de Luanda (141), Cabinda (58), Benguela (44), Bié (14), Moxico (17), Huambo (12), Huila (17), Namibe (8) e Malanje (3).
Em termos administrativos, a ANFA, antes designada por Sindicato dos Futebolistas Angolanos (SIFA), foi legalizada a 24 de Setembro de 2019, de acordo com o descrito no número 1, da escritura pública, na folha 44 do livro de notas para escrituras diversas do Cartório Notarial do Kilamba Kiaxi, em Luanda.
Além da ANFA, o país conta a Associação dos Antigos Futebolistas de Angola (AAFA), liderada, também, por um ex-internacional angolano, Quim Sebas.
C/ Angop