Desporto
Futebol: Portugal co-organiza mundial de 2030 com Marrocos e Espanha
Três países vão organizar o campeonato mundial de Futebol do ano de 2030, tal como anunciou esta quinta-feira, Gianni Infantino, presidente da FIFA.
Infantino confirmou que Portugal, Marrocos e Espanha vão ser anfitriões do Mundial de Futebol em 2030.
Candidata única, a proposta de Portugal, Espanha e Marrocos, denominada ‘Yalla Vamos!’, prevê que o grosso do torneio seja disputado nestes três países, enquanto outros três jogos da fase final vão decorrer na Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
“Estamos a levar o futebol a mais países e o número de equipas não diminui a qualidade. Na verdade, aumentou a oportunidade”, declarou Infantinom citado pela Reuters.
Os três estádios portugueses que irão acolher jogos do Mundial2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, sendo que o recinto do Benfica – o único dos três com capacidade mínima de 60.000 lugares – vai acolher uma das meias-finais da competição.
Portugal estreia-se na organização de Mundiais, após já ter recebido o Europeu de 2004, a Espanha organizou o Euro1964 e o Mundial1982 e Marrocos acolheu unicamente a Taça das Nações Africanas (CAN) em 1988, condição que irá repetir em 2025.
Na ocasião, foi ainda confirmada a atribuição do Mundial de 2034 à Arábia Saudita.