Sociedade
Fundo Lwini confraterniza com crianças dos Ramiros
Trezentas crianças do Distrito Urbano dos Ramiros, município de Belas, foram agraciadas hoje (sábado), em Luanda, com um almoço de confraternização e oferta de brinquedos, cadeiras de rodas e muletas, numa promoção da Fundação Lwini.
O evento, enquadrado no Natal antecipado, decorreu na escola de professores da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) nos Ramiros, e contou com a presença de várias crianças desta comunidade, que confraternizaram com a patrona da Fundação, Ana Paula dos Santos.
Na ocasião, Sónia Domingos, mãe do pequeno Telmo Makengo, de 3 anos, beneficiado com uma cadeira de roda, afirmou que o petiz enfrentava muitas dificuldades para a locomoção, por isso o tricíclo de tracção manual vai facilitar a sua vida.
Já Lisboa Francisco, pai de Jorge Joaquim, de 12 anos, também um dos agraciados com uma cadeira de rodas, pediu o redobrar de iniciativas do género.
Para Alberto Paulo de 12 anos, que recebeu um par de canadianas, as muletas vão facilitar a sua integração social.
O pequeno deseja poder participar, no futuro, na selecção paralímpica e tornar-se campeão do mundo.
O director Executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, assegurou que a instituição filantrópica continuará a dar o seu apoio para a melhoria das condições sociais das crianças desfavorecidas, em todo país.
Anunciou para o princípio do próximo ano, a finalização de um centro materno infantil no Morro dos Veados (Belas), que terá uma capacidade de atendimento de 150 crianças.
A Fundação Lwini foi criada em 30 de Junho de 1998, e atende as vítimas civis de minas terrestres e outras deficiências. As actividades da fundação incluem a reabilitação de escolas, construção de centros de treino e a reparação de aldeias rurais.