Politica
“Fundação Savimbi não deve ser utilizada em jogos políticos”, advertem filhos do fundador da UNITA
Os filhos do líder fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, fizeram hoje chegar à direcção da UNITA, uma nota que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, onde mostram a indignação devido a directiva assinada pelo secretário-geral do partido.
Segundo o documento, a directiva transmite aos dirigentes provinciais da UNITA, “inverdades sobre a origem, motivações e passos concretizadores da Fundação, com o único objectivo de criar confusão e manchar o bom nome do seu patrono Dr. Jonas Malheiro Savimbi”.
O documento refere, igualmente, que não é verdade que a ideia da criação desta Fundação “nasceu” no seio do partido.
“Não é verdade que a sua concretização não contou com o partido nem teve o seu aval”, como se afirma na declaração emitida pela direcção do partido, como também não é verdade que a Direcção do Partido não acompanhou o processo da sua criação e que, a família nunca contactou à Direcção do Partido para informá-la da evolução do processo, como se refere no ponto 2 do documento acima identificado”, refere o documento.
De acordo com a nota, foi “o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que, em 2019, na presença do secretário-geral do partido, Álvaro Chikwamanga Daniel, no encontro com o engenheiro Cheya Savimbi, nas instalações do partido em Viana, recomendou para se solicitar os préstimos do Dr. Isaías Samakuva, no sentido de coordenar todo o processo da criação da Fundação”.
Lê-se no comunicado dos familiares do patrono da fundação Jonas Malheiros Savimbi, que a fundação “não é uma organização política e nem persegue fins políticos, por isso não deve ser utilizada em jogos políticos”.
Pingback: UNITA pede que "se evitem interferências" que desvirtuem Fundação Savimbi - Correio da Kianda - Notícias de Angola
Pingback: UNITA escolhe "unidade e coesão interna" para festividades natalícia de Savimbi - Correio da Kianda - Notícias de Angola