Ligar-se a nós

Politica

“Fundação Savimbi não deve ser utilizada em jogos políticos”, advertem filhos do fundador da UNITA

Publicado

em

Os filhos do líder fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, fizeram hoje chegar à direcção da UNITA, uma nota que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, onde mostram a indignação devido a directiva assinada pelo secretário-geral do partido.

Segundo o documento, a directiva transmite aos dirigentes provinciais da UNITA, “inverdades sobre a origem, motivações e passos concretizadores da Fundação, com o único objectivo de criar confusão e manchar o bom nome do seu patrono Dr. Jonas Malheiro Savimbi”.

O documento refere, igualmente, que não é verdade que a ideia da criação desta Fundação “nasceu” no seio do partido.

“Não é verdade que a sua concretização não contou com o partido nem teve o seu aval”, como se afirma na declaração emitida pela direcção do partido, como também não é verdade que a Direcção do Partido não acompanhou o processo da sua criação e que, a família nunca contactou à Direcção do Partido para informá-la da evolução do processo, como se refere no ponto 2 do documento acima identificado”, refere o documento.

De acordo com a nota, foi “o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que, em 2019, na presença do secretário-geral do partido, Álvaro Chikwamanga Daniel, no encontro com o engenheiro Cheya Savimbi, nas instalações do partido em Viana, recomendou para se solicitar os préstimos do Dr. Isaías Samakuva, no sentido de coordenar todo o processo da criação da Fundação”.

Lê-se no comunicado dos familiares do patrono da fundação Jonas Malheiros Savimbi, que a fundação “não é uma organização política e nem persegue fins políticos, por isso não deve ser utilizada em jogos políticos”.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD