Connect with us

Cultura

Fundação Arte e Cultura reune em Angola Docentes Universitários de Artes de todo mundo

Published

on

A Fundação Arte e Cultura vai juntar de 11 a 20 de Setembro deste ano, na sua sede na Ilha de Luanda, profissionais e docentes de Artes de Universidades dos Estados Unidos da América, Perú, Israel, Polónia e para um intercâmbio artistico-cultural com os docentes do ISART e artistas plásticos angolanos.

A iniciativa decorre no âmbito do projecto “Ponte de Arte”, da Fundação Arte e Cultura e visa criar oportunidades para que estudantes de artes das universidades daqueles países possam criar temas de defesa do final do curso relacionados com a realidade artistico-cultural angolana e vice versa.

O projecto propõe-se ainda criar uma conexão entre profissionais nacionais e internacionais de arte, de modos a tirar melhor proveito das potencialidades artísticas  e culturais entre os países e identificar oportunidades de internacionalização dos artistas plásticos angolanos, assegurando a valorização das artes angolanas e os seus fazedores.

O projecto compreenderá três fases principais, de acordo com o porta-voz da Fundação Arte e Cultura, Camilo Lemos. “No primeiro momento, todos os artistas internacionais e nacionais irão pintar juntos em torno de um único tema, que é, muito simplesmente, oPrato. A segunda fase será a realização da Conferência Internacional sobre Arte, onde oradores internacionais e nacionais vão poder partilhar as suas experências. Na Terceira fase, teremos uma exposição colectiva com as obras pintadas pelos artistas, ou seja, será a apresentação do resultado da primeira fase”, acrescentou o porta-voz da Fundação.

Recorde-se que, Ponte de Arte é um projecto novo da Fundação Arte e Cultura que trata de intercâmbio de docentes de artes plásticas afectos a universidades estrangeiras com congéneres do ISART e artistas plásticos angolanos. Visa levar estudantes de outras universidades a escolherem Angola como ponto de busca de tema para os trabalhos de finais de curso. Visa também promover os artistas e as potencialidades artistico-Culturais angolanas.

Contributo de responsabilidade social corporativa do Grupo Mitrelli, a Fundação Arte e Cultura tem como missão promover a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade e contribuir para a construção do seu futuro, através da educação para as artes, e apoiar a classe artística em projectos que ampliem o desenvolvimento cultural de Angola, tendo por valores básicos a ética, a transparência, o humanismo e o respeito mútuo e a solidariedade.

A Fundação conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos, Grupo Siccal (Andrades), OnTime, Luanda Medical Center, Focus Education, subsidiária do Grupo Mitrelli para os sectores da educação e formação profissional, e ainda da ITA – Inovações e Tecnologia de Angola, Miami Beach, Sete & Meio e Fugaz.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda

Colunistas