Sociedade
Funcionários públicos formados sobre cuidados de pessoas com deficiência auditiva
Cerca de 80 funcionários públicos, afectos aos ministérios do Interior e da Saúde, foram formados pelo MASFAMU, sobre atendimento condigno às pessoas com deficiência auditiva, que terminou nesta quinta-feira, 19, na Escola Nacional de Formação de Técnicos do Serviço Social (ENFOTSS).
Foi o encerramento do primeiro ciclo formativo de Língua Gestual em Angola, um marco significativo na promoção da acessibilidade e inclusão no país.
A formação visou reforçar a capacidade de oferecer um atendimento mais digno e eficiente às pessoas com deficiência auditiva, no quadro do avanço que reflecte o compromisso do governo em fortalecer os serviços públicos e promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
A Secretária de Estado para Acção Social, Dina Kimaz, que procedeu o discurso de encerramento em representação da ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, ressaltou na ocasião que a conclusão do ciclo formativo não é apenas uma conquista educacional, mas um passo importante na promoção de um serviço social mais eficiente e comprometido com as necessidades das populações mais vulneráveis.
A cerimónia contou com a presença de Directores Nacionais, representantes de associações, professores e formandos, consolidando o papel do MASFAMU como protagonista no fortalecimento do desenvolvimento humano e social em Angola.
Durante o evento, foi também celebrado o encerramento das atividades do ano formativo 2023-2024 da ENFOTSS, com a qualificação de 1.024 profissionais em diversas áreas.
Entre os formados, 663 são mulheres e 361 homens, abrangendo cursos como Proteção Social de Base, Educação, Cuidados de Infância, Informática, Empreendedorismo, Culinária e Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Destaque foi dado às formações especializadas voltadas para a municipalização da acção social, demonstrando o compromisso do Executivo em assegurar quadros capacitados nas administrações locais.