África
Função pública em Moçambique paralisa para exigir 13.º salário
Em Moçambique, cinco associações de funcionários públicos apelaram esta sexta-feira, 17, a uma paralisação total das actividades por tempo indeterminado, a partir de 20 de Janeiro, para exigir o pagamento do 13.º mês.
O Presidente da Associação Nacional dos professores (Anapro), Isac Marrengula, declarou que “os funcionários e agentes do estado de Moçambique vem por este meio informar que deliberam por unanimidade a paralisação das actividades a partir de 20 de Janeiro até que se efectue o pagamento integral do 13.º salário”.
Segundo o primeiro-ministro cessante, Adriano Maleiane, em causa está o não pagamento do 13.º salário aos funcionários públicos, em que o Governo indicou que a crise pós-eleitoral em Moçambique, com paralisações e confrontos desde Outubro, obrigou à reformulação do Orçamento do Estado de 2024, incluindo o corte do referido vencimento.
Continuar a ler