Connect with us

Desporto

Franco-angolano Eduardo Camavinga na selecção francesa

Published

on

O franco-angolano Eduardo Camavinga, que actua no Rennes de França, foi convocado para representar aquele país nos jogos da Liga das Nações da UEFA.

Convocado em substituição de Pobga, que testou positivo à covid-19, o atleta, nascido na província de Cabinda (Norte de Angola), mas que rumou ainda criança para a França, pode merecer a confiança do seleccionador Didier Deschamps nos desafios contra a Suécia (dia 05 de Setembro), e contra a Croácia (a 08 do mesmo mês).

“Pobga estava na lista, mas realizou um teste quarta-feira e acusou positivo. Para o seu lugar, chamei Eduardo Camavinga”, afirmou Didier Deschamps, citado pelo jornal francês “L’EQUIPE”.

O médio de 17 anos de idade pode tornar-se o jogador mais jovem a evoluir pela selecção francesa desde a Segunda Guerra Mundial.

Camavinga fez a sua estreia no Rennes aos 16 anos de idade. Na última temporada realizou 25 partidas, contribuindo decisivamente para que o conjunto se classifica-se para a Liga dos Campeões, mercê do terceiro lugar quando a Ligue 1 foi reduzida em meio à pandemia da covid-19.

“Talvez seja um pouco cedo, mas o que ele faz em campo, é sentido”, disse Deschamps ao anunciar a convocatória na quinta-feira.

Nascido em Miconje, o médio esteve perto de ser convocado para a selecção nacional que participou no Campeonato do Mundo de Sub-17, em 2019, no Brasil, mas a pretensão da equipa técnica não chegou a concretizar-se.

Apesar de ter sido agora chamado para a selecção do seu país de crescimento, o atleta pode ainda, por decisão própria, jogar pela sua terra natal (Angola) quando completar 21 anos, segundo o regulamento da Federação Internacional de Futebol neste quesito.

A Angop tentou contacto telefónico com membro de direcção da Federação Angolana da modalidade, com objectivo de questionar até que ponto o jogador é seguido e interessa o país, mas não obteve sucesso.

Por Angop