Connect with us

Politica

Francisco Viana recebido em audiência pelo Presidente da UNITA

Published

on

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, recebeu em audiência na última  sexta-feira, 30 de Março, o militante do MPLA e empresário angolano Francisco Viana, para apresentação, abordagem, e entrega formal do convite para participação ao Congresso da Nação a ser realizado, em Luanda, no município de Viana, de 27 a 28 de Maio do ano em curso.

De acordo com a informação da Comissão Organizadora do Projecto “Congresso da Nação “Pensar Angola”, liderada por Francisco Viana, coadjuvado pelo Antigo Primeiro-Ministro, Marcolino Moco, Paulo Faria, Paulo Inglês e o músico Eduardo Paím, o objectivo do Congresso é abordar questões como as autarquias, o estado de direito, a alternância política, a descentralização da cidade de Luanda, a questão do combate à corrupção, a Unidade na diversidade, a questão dos Antigos Combatentes e Veterano da Pátria, a questão da economia, entre outros temas importantes.

No fim da audiência o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, mostrou-se satisfeito pela conversa mantida e garantiu pronta aceitação dos membros do seu partido em participar do Congresso.

“Num momento em que Angola tem um grande déficit grande de diálogo institucional, nada melhor do que uma proposta que discuta conteúdos daquilo que são os desafios essenciais de Angola, aqui “Pensar Angola”, estivemos a falar aqui, Angola dos nossos sonhos, os desafios da educação, os desafios da diversificação da economia, as soluções para a juvenutude, entre tantas outras matérias”, disse Adalberto Costa Júnior, tendo assegurado a pronta aceitação ao convite recebido e a presença de membros do seu partido ao Congresso da Nação.

“Portanto, muito positivo. E, mais uma vez os meus parabéns, e a nossa aceitação ao convite que nos foi formulado de aceitação”.

Francisco Viana, Presidente do Congresso da Nação, assegurou ter mantido já encontro com diferentes forças políticas, entidades religiosa, bem como o Presidente da Comissão de Justiça e Paz, dos quais espera participação e apoio inequívoca ao conclave.

“Tivemos um encontro com os líderes e o Presidente Abel Chivukuvuku, portanto, do Projecto Político PRA-JA; tivemos também ontem um encontro com o Presidente da CASA-CE, o Dr. Manuel Fernandes, que também foi inequívoco em apoiar este Congresso. Tivemos também um encontro com os nossos Bispos, e tivemos com o Presidente da Comissão de Justiça e Paz, que é o Dom Bilingui, que também apoia a iniciativa deste Congresso. Estive eu, pessoalmente a segunda-feira passada, não esta, a anterior, a entregar ao chefe de Gabinete do Presidente João Lourenço, e demos convite ao MPLA, que não faça a política de cadeira vazia”, sublinhou, e acrescentou.

“Portanto, agradecíamos desde já que, os militantes do MPLA, a todos que quisessem vir, mas também isto está aberto à sociedade civil. Nós convidamos os partidos políticos porque queremos saber dos partidos políticos aquilo que eles pretendem para governar Angola”, disse o empresário Francisco Viana.

Fonte: KUP