Connect with us

Mundo

França – Marine Le Pen pode vencer as presidenciais

Published

on

Marine Le Pen poderá vencer as eleições presidenciais que se realizam em França em maio próximo, mas esta eventualidade não aumentará a probabilidade de o país decidir abandonar a zona euro. Esta é a conclusão a que a Bloomberg chegou a partir das opiniões de analistas financeiros de seis bancos que se pronunciaram sobre o risco de o país se retirar do espaço da moeda única europeia.

Os analistas admitem que, mesmo que a candidata da extrema-direita venha a ter sucesso numa eventual segunda volta, agendada para 7 de maio, a probabilidade de alcançar uma maioria absoluta nas eleições legislativas que terão lugar em junho é reduzida. Isto significa que as condições que Le Pen terá para concretizar a saída de França do euro serão limitadas, refere a Bloomberg.

Uma vitória não deve, ainda assim, ser subestimada pela potencial perturbação que poderá provocar na zona, sobretudo em Itália. Um dos analistas alerta que uma vitória de Le Pen “provocaria uma fuga de capitais maciça, não apenas a partir de França, mas também para fora de países periféricos como Itália” e seria o “princípio do fim” da União Económica e Monetária.

Colunistas