Connect with us

Mundo

França: Jean Castex é o novo primeiro-ministro

Published

on

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, demitiu-se e a renúncia do Governo já foi aceite pelo presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta sexta-feira, 03, o Palácio do Eliseu. Proposto por Macron, o coordenador da estratégia de desconfinamento em França, Jean Castex, é o novo primeiro-ministro.

Conforme avançou o Expresso, o Governo que renuncia manter-se-á em funções até à nomeação do novo executivo, uma mudança desejada por Emmanuel Macron, que anunciou uma “nova equipa” para seguir um “novo caminho” político durante a última parte de seu mandato até às eleições presidenciais de 2022.

“Teria que fazer escolhas para liderar o novo caminho. Esses são novos objectivos de independência, reconstrução, reconciliação e novos métodos a implementar. Haverá uma nova equipa”, disse o presidente Emmanuel Macron em entrevista a jornais regionais diários publicados hoje.

A publicação avança ainda que, de acordo com a imprensa francesa, o novo Executivo deve ser conhecido, mais tardar, nos primeiros dias da próxima semana, ainda antes da próxima reunião do Conselho de Ministros, marcada para a próxima quarta-feira.

Edouard Philippe, primeiro-ministro mais popular que Emmanuel Macron, de acordo com as sondagens, chegou da direita e nunca se juntou ao partido República em Marcha, do presidente Macron. Juntos fizeram várias reformas controversas, como a do seguro-desemprego, e enfrentaram várias crises, incluindo a dos coletes amarelos e a crise sanitária ligada à pandemia de Covid-19, que fez Macron assumir que tinha de se “reinventar”.

O novo governo tem como desafio alcançar essa reinvenção política, com as eleições presidenciais de 2022 como pano de fundo.