Dipanda
França felicita Angola pelo 11 de Novembro
Segundo uma nota de imprensa da embaixada francesa em Angola, Emmanuel Macron manifesta a necessidade “dos dois países reforçar a parceria em todos os domínios”.
Na nota a que a Angop teve acesso neste sábado, é reafirmada igualmente a importância de aprofundar o diálogo sobre a paz e a segurança regional.
O Presidente francês, segundo o documento, deseja que o aprofundamento do diálogo se estenda para o estreitamento dos laços económicos e de cooperação entre os dois países.
Emmanuel Macron manifesta a intenção de nos próximos encontros entre os ministros dos Negócios Estrangeiros de França, Jean-Yves Le Drian, e o das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, serem oportunidades para avançar na concretização destes objectivos.
As relações entre Angola e França tiveram início em Janeiro de 1977. Existem cerca de 70 empresas francesas a operar em Angola e cerca de 2.500 cidadãos franceses a trabalhar no país.
A companhia petrolífera francesa Total é uma das mais importantes produtoras de petróleo presentes em Angola.
As empresas francesas estão igualmente presentes no sector não-petrolífero, como é o caso do ramo de bebidas, onde a Castel é um dos accionistas maioritários da empresa angolana de cervejas Cuca.