Mundo
França exige esclarecimento sobre ataques que feriram dois franceses no edifício da ONU em Gaza
A França exigiu hoje que “se esclareça rapidamente” a responsabilidade pelos ataques a dois edifícios que alojam equipas das Nações Unidas (ONU), onde dois franceses ficaram “gravemente feridos” e um funcionário búlgaro morreu.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês apelou a que “se esclareça rapidamente sobre os responsáveis por este incidente”, num comunicado em que sublinhou que “a proteção do pessoal humanitário, que já pagou um preço muito elevado em Gaza, deve ser garantida em todas as circunstâncias, em conformidade com o direito humanitário internacional”.
Na quarta-feira, Israel afirmou que estava a investigar as circunstâncias do incidente, depois do seu exército ter negado qualquer responsabilidade pelos ataques.
O Quai d’Orsay, sede do ministério francês, afirmou ainda a sua consternação pelo ocorrido e que está “totalmente mobilizado” para prestar assistência aos dois cidadãos franceses, elogiando “a imensa coragem dos trabalhadores humanitários, que estão a arriscar as suas vidas para vir em auxílio dos civis na Faixa de Gaza e em todo o mundo”.
