Mundo
França e Reino Unido sem acordo sobre proposta de cessar-fogo na Ucrânia
O secretário de Estado para as Forças Armadas britânico declarou hoje, que Paris e Londres não acordaram uma proposta de cessar-fogo de um mês na Ucrânia, levantada no domingo à noite pelo Presidente francês, Emmanuel Macron.
Luke Pollard disse, numa entrevista a um órgão local, que “não há acordo sobre o que seria um cessar-fogo, mas que estão a trabalhar em conjunto com França e seus aliados europeus para determinar o caminho a seguir para uma paz duradoura na Ucrânia”.
Um alto responsável do governo britânico enfatizou que “várias opções estão em cima da mesa, que serão sujeitas a novas discussões com parceiros da Europa e os Estados Unidos, mas que não foi acordado o cessar-fogo de um mês”.
No domingo, Emmanuel Macron indicou no diário francês Fígaro, que a França e o Reino Unido proporiam um cessar-fogo de um mês na Ucrânia “no ar, nos mares e nas infra-estruturas energéticas”, sem inicialmente se preocuparem com os combates em terra.
Pouco antes de uma cimeira dos aliados europeus em Londres, no domingo, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou que Paris e Londres estavam a trabalhar num “plano” para fazer cessar os combates.
Quinze líderes europeus, incluindo Macron e o chanceler alemão, Olaf Scholz, mostraram no domingo o seu empenho em apoiar Kiev e em rearmar-se contra a Rússia.
Importa referir que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de Fevereiro de 2022.