Connect with us

Economia

Fraca procura leva fábricas de Luanda a produzir abaixo da capacidade

Manuel Camalata

Published

on

O secretário de Estado da Economia, Mário Caetano João, disse, nesta terça-feira, 17, em Luanda, que a fraca procura por equipamentos de confecções têxteis, bem como por baterias, leva a que duas fábricas dos sectores continuem a produzir abaixo das suas capacidades instaladas.

O governante, que falava nesta terça-feira em Luanda, no briefing bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento, defendeu a necessidade de se “fomentar a procura interna, quer por via da nacionalização das importações quer por via da competitividade dos bens produzidos” nestes dois sectores para reverter a situação.

Segundo o secretário de Estado da Economia, caso funcione com a sua capacidade de produção total, a fabrica têxtil situada no pólo industrial de Viana poderá empregar mais de 600 trabalhadores, passando a produzir 15 mil peças/mês.

Em relação à fábrica de baterias, Mário Caetano João disse que aquela unidade fabril, situada no município de Cacuaco, produz actualmente 800 baterias/dia, quando a sua capacidade instalada é de dual mil baterias/dias, tendo avançado ainda que dentro de dois anos está previsto o aumento da sua capacidade instalada de dois mil para quatro mil baterias/dias, visando a exportação do produto “para outros mercados à nível mundial”.

Sobre a força de trabalho, o responsável referiu que estão empregados na fábrica 420 funcionários, sendo 20 destes expatriados.

Mario Caetano João apela, no entanto, às pessoas a aderirem ao negócio da reciclagem de baterias, que segundo fez saber, já rende actualmente uma quantia a volta de 700 mil kwanzas a tonelada.

“Há aqui uma oportunidade de negócio para as pessoas interessadas em recolher baterias deterioradas e vender à empresa”.

O secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, referiu que a constatação da realidade das duas empresas foi verificada nas recentes visitas efectuadas às duas unidades fabris.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD