Politica
FPU estará mais forte com legalização do PRA-JA, diz Bloco Democrático
Os partidos políticos integrantes na Frente Patriótica Unida (FPU) precisam ultrapassar a dimensão ideológico-partidária para se alcançar os objectivos da plataforma.
A necessidade foi manifestada por Mwata Sebastião, secretário-geral do Bloco Democrático, quando se pronunciava, pela primeira vez, à Rádio Correio da Kianda, sobre a legalização do PRA-JA Servir Angola, na semana passada.
O político sublinhou que, com esse espírito de unidade na diversidade, as três formações políticas poderão alcançar a desejada mudança e alternância política, nas eleições gerais de 2027.
O despacho da legalização do partido de Abel Chivukuvuku foi assinado pela Juíza Presidente do Tribunal Constitucional, a 7 de Outubro.
Contrariamente ao que se disse sobre a possibilidade de fragilização da FPU, Mwata Sebastião revelou que a plataforma estará mais forte com o surgimento do PRA-JA.
Entretanto, observadores entendem que, o Bloco Democrático corre o risco de ser extinto nas próximas eleições por duas razões: não transformação da plataforma em coligação eleitoral ou não concorrência isolada.
Contudo, o secretário-geral do BD diz que ainda há muito tempo para reflexão.