Connect with us

Politica

Fórum “Mulheres e Jovens Mulheres na Ciência em Angola” aborda contributo do género na área das Ciências e das TIC

Published

on

O contributo das mulheres nas ciências e nas TICs é tema de um fórum que decorre esta quarta-feira, 1 de Março, em Luanda, onde mulheres de vários estratos se juntam para partilhar experiências sócio-profissionais.

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, preside o acto, que decorre na Tenda da Marginal. O evento é de realização conjunta dos Ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como o da Educação.

Realizado em alusão ao “Março Mulher”, e ao “Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência”, assinalado no passado dia 11 de Fevereiro, o referido fórum visa promover concertação de ideias, através de partilha de informações e experiências, sobre as melhores formas de aproveitar o contributo que a mulher angolana tem dado no campo da ciência, em linha com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas e pela Agenda 2063 da União Africana.

Assinalar os avanços que o país tem registado no domínio da ciência e da tecnologia, dando especial ênfase ao contributo das mulheres e jovens mulheres neste domínio, são igualmente objectivos do Fórum.

Temas e painelistas

De acordo com o programa do evento, logo após o discurso de abertura, da Vice-Presidente da República, Esperança Costa, vários temas serão discutidos no encontro.

O primeiro, importância da investigação e produção científica para o desenvolvimento de Angola, terá como orador o Director Nacional de Tecnologia e Inovação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Alcochete.

Já o representante da UNESCO em Angola, Mesquita Vale, vai abordar a importância da inclusão Digital para a Educação da mulher e jovem mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação. Para abordagem deste tema, Mesquita Vale conta com a moderação da ministra da Educação, Luísa Grilo.

A docente universitária Maria Romeiras trás como tema, aos participantes, progressos alcançados nos últimos cinco anos no domínio da promoção da mulher e da jovem mulher na Ciência, Tecnologia e Inovação.

A moderação é da ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Rosário de Bragança.

Já a professora Teresa Matoso e a cientista Manguangua Victor vai partilhar vivências e experiências.

O período da tarde será preenchido com uma mesa redonda, subordinada ao tema igualdade de género na Ciência, cenário actual e possibilidades futuras.

Participam desta mesa redonda, um técnico da Sonagol Pesquisa e Produção, a engenheira Vanguliliya Pereira, do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, Filomena Vaz Velho, do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, ainda uma representante do Fórum de Jovens Universitários, Cristina Malila Franque.

O Centro de Estudos e Investigação científica de Botânica da Universidade Agostinho Neto, vai igualmente integrar a mesa de discussões, com a participação da sua directora, Manuela Pedro, além de uma estudante bolseira, Eveline Clemente.

A moderação deste painel será feita pelo Consultor da Vice-presidente da República, Gabriel Miguel.

O discurso de encerramento será proferido pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança. O evento conta ainda com a participação da Assessora Social da Vice Presidente da República, Elsa Barber.