Mundo

Forças Democráticas Sírias anunciam cessar-fogo com rebeldes sírios

Publicado

em

As Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança armada liderada por curdos, anunciaram hoje um cessar-fogo com os rebeldes sírios apoiados pela Turquia para uma retirada “o mais rápida possível” de Manbech (norte).

O líder das FDS, Mazlum Abdi, assegurou que enquanto os seus combatentes na cidade de Manbech continuam a resistência para impedir a expansão dos ataques a oeste do rio Eufrates, chegarão a um acordo de cessar-fogo em Manbech com a mediação dos Estados Unidos para garantir a segurança dos civis.

De acordo com um comunicado, Abdi indicou que o Conselho Militar de Manbech, integrado nas FSD e que controlava a cidade situada no norte da província de Alepo, “que resiste aos ataques desde 27 de Novembro, retirar-se-á da zona o mais rapidamente possível”.

Também a Organização de Libertação do Levante, antiga afiliada síria da rede terrorista Al-Qaida que derrubou o regime do presidente Bashar al-Assad, anunciou que conquistou às FDS a cidade de Deir al Zur, no nordeste da Síria e capital da província com o mesmo nome.

O tenente-coronel Hasan Abdelghani, porta-voz militar da coligação liderada pelo HTS, garantiu que as forças rebeldes “tomaram o controlo total da cidade de Deir al Zur”.

Abdelghani indicou que os soldados continuam a avançar nos arredores de Deir al Zur, situada a leste do rio Eufrates, “depois de assumir o controlo do centro da cidade, bem como da periferia ocidental e oriental”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version