Ligar-se a nós

Sociedade

Fome obriga moradores da Funda caçarem animais para comer

Publicado

em

A falta de chuva e a escassez de produtos agrícolas está a obrigar moradores dos bairros Funda Kilunda, Terra Branca e do Muculo, da comuna da Funda, no município de Cacuaco, a caçarem “ratos, gafanhotos e grilos” para se alimentarem.

A equipa do Correio da Kianda deslocou-se até aquela localidade conhecida por cintura verde da província de Luanda, que produz essencialmente horto frutícolas e piscatória, e foi possível observar jovens e crianças a montarem armadilhas para caçar os bichos para comerem.

“Não temos nada para comer. Viemos aqui nos capins para caçar ratos e gafanhotos para nos alimentarmos”, disse um menino de 13 anos morador do bairro Muculo.

Por sua vez, o jovem de 17 anos morador do bairro Terra Branca, abordado pela nossa equipa no momento da caça, disse que o seu pai está desempregado e quem trabalha no campo ou na lavra era a sua mãe, mas com a escassez da chuva, que impossibilita a produção dos produtos do campo, viu-se obrigado a apanhar grilos, ratos e gafanhotos.

O activista José Albano Capinala disse que não se justifica que “numa localidade como a comuna da Funda, que alimenta a província de Luanda com produtos de campo, a população esteja atirada nessa extrema pobreza”.

José Albano criticou tal cenário e acusa o administrador de Cacuaco, Auxílio Jacob, de ser o principal responsável pela falta de alimento e a pobreza pelo que os habitantes da comuna da Funda passam.

“O administrador Cacuaco é o promotor do elevado índice de pobreza pelo que passam os moradores dos bairros da Terra Branca, Funda-Kilunda e Muculo”, disse e realça que o administrador, em vez de “oferecer motos e outros meios não essenciais para esta zona, devia dar a esta população, maioritariamente composta por camponeses, meios agrícolas, que podem facilitar na mitigação desta situação”, disse.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD