Connect with us

Politica

FNLA adia congresso por questões técnicas

Published

on

A FNLA decidiu adiar, para data a indicar, o quinto congresso ordinário, que deveria ser realizado hoje e amanhã, em Luanda.

A comissão preparatória do congresso justificou o adiamento com “inúmeras insuficiências” na garantia das “condições técnicas”, indica uma nota enviada, ontem, ao Jornal de Angola. A referida comissão solicitou, no dia 5 deste mês, à direcção do partido, o adiamento do conclave, tendo esta anuído.

Contactado pelo Jornal de Angola, o secretário para a Informação da FNLA, Jerónimo Makana, esclareceu que as questões técnicas tinham a ver com atrasos, por parte dos fornecedores, no envio do material para o congresso. Alegando sigilo, o porta-voz negou-se a avançar o tipo de material, bem como os respectivos fornecedores.

Jerónimo Makana afastou a hipótese de o adiamento do congresso ser motivo de levantamento de desconfianças por parte dos militantes e quadros do partido, adiantando que os delegados estão informados e compreendem as razões do adiamento.
O político informou que, nos próximos dias, os órgãos competentes do partido devem reunir-se para consultas, com vista à marcação de uma nova data para o congresso.

No mês passado, o presidente da FNLA, Lucas Ngonda, convocou, para os dias 12 e 13 de Dezembro, o quinto congresso ordinário, no quadro das resoluções saídas da 4ª reunião ordinária do Comité Central.

O conclave não vai ser electivo. Um dos objectivos é ratificar o pacto de unidade assinado no dia 25 de Outubro pelas partes interessadas na reconciliação da FNLA, bem como reconhecer a “direcção de transição” que vai conduzir o partido durante 14 meses e duas semanas.

O congresso vai servir, também, para renovar os mandatos dos órgãos centrais do partido, nomeadamente o Comité Central, BP e o Secretariado.

 

C/ JA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *