Connect with us

Economia

FMI termina missão em Angola com recomendação para melhoria contínua

Published

on

Terminou nesta quinta-feira, 15, a missão de observação técnica do FMI em Angola, com recomendações para a contínua melhoria dos equilíbrios macroeconómicos e pedido de abertura para novas missões de assistência técnica.

A reunião, que visou oficializar o fim da missão do FMI, decorreu no Banco Nacional de Angola, e foi dirigida pelo governador José de Lima Massano, na condição de coordenador adjunto de Angola junto daquele organismo internacional.

No encontro, a equipa do FMI, chefiada por Amadou Sy, apresentou a sua visão sobre a política fiscal e monetária do país, tendo reiterado o desempenho positivo que, no geral, a economia nacional vem observando.

Entretanto, recomendou que o governo e o Banco Nacional de Angola continuem a implementar melhorias dos equilíbrios macroeconómicos, bem como abertura para novas missões de assistência técnica do FMI ao país.

As autoridades angolanas apresentaram indicadores referentes ao quadro de referência fiscal, monetária e de desenvolvimento económico, reiterando o compromisso com a manutenção do curso de reformas macroeconómicas que conduzam a estabilidade e ao crescimento económico sustentável e inclusivo.

A delegação do fundo que é chefiada por Amadu Sy, trabalhou em Luanda, no âmbito da vigilância regular que o fundo tem vindo a realizar no enquadrado no acordo constitutivo, enquadrado no programa pós-financiamento do FMI.

O governador do BNA, José de Lima Massano, esteve acompanhado dos Secretários de Estado das Finanças e Tesouro, Otoniel dos Santos, da Secretaria de Estado do Orçamento e Investimento Público, Juciene Cristiano de Sousa, do Secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, bem como do vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias.

Desde o passado dia 5 de Dezembro em Angola, a equipa do FMI encontrou-se com várias entidades públicas e privadas para uma radiografia exaustiva da situação económica e financeira do país. O relatório da missão será presente ao seu Conselho de Administração nos próximos tempos. A avaliação pós-programa ocorrerá em Julho de 2023.