Connect with us

Economia

FMI disponibiliza valores para OGE 2020

Published

on

A ministra das Finanças, Vera Daves, anunciou ontem, em Menongue, que o pacote de 247 milhões de dólares, desembolsado recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para Angola, vai servir para suportar os encargos do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020.

A titular da pasta das Finanças, que falava à imprensa no final de uma visita de algumas horas ao Cuando Cubango, garantiu que o valor disponibilizado pelo FMI será apenas para gastos de tesouraria, financiar as despesas do Estado e o OGE e não está comprometido com a implementação de projectos específicos.

“Contamos com o apoio do FMI quando fizemos as programações financeiras do OGE nas suas distintas proporções, para financiar as despesas do Estado, plano de caixa, serviço de dívida, despesas de capital e correntes”, disse.

Pagamento da dívida

Vera Daves afirmou que o pagamento integral antecipado da dívida de 589 milhões de dólares que o Estado angolano possuía para com o Governo brasileiro, há uma semana, enquadra-se na es-tratégia de redução da dívida externa.

A ministra considerou ser necessário que o país viva dentro das suas possibilidades, reduzindo o endividamento à medida em que houver folga de tesouraria, privilegiando as linhas de financiamento mais caras.

Salientou ser importante que o país tenha um endividamento responsável e criterioso para que tenhamos um quadro económico estável e não se perigue o futuro das gerações vindouras.

 

C/JA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *