Ligar-se a nós

Crônica

Fluir como o rio: comece a semana com força e sabedoria

Publicado

em

Segunda-feira. O despertador toca, a cidade começa a mexer e cá estamos nós, prontos, ou quase, para mais uma semana. Em Angola, o caminho para o trabalho nem sempre é simples. O candongueiro demora, o trânsito prende, a luz falha e, por vezes, até a disposição nos trai. Mas, se quisermos chegar longe, precisamos aprender com um mestre silencioso: o rio.

O rio nasce pequeno, muitas vezes numa nascente tímida, escondida entre pedras e capim. Mas traz dentro de si um destino grande, o mar. No seu percurso, encontra pedras, montanhas, vales secos. E o que faz? Não desiste, não se revolta, não cria barragens no seu próprio coração. Ele contorna, adapta-se e insiste.

É esta a lição que devemos levar para a nossa semana. Persistência para seguir mesmo quando o salário atrasa ou o cliente não aparece. Flexibilidade para mudar de rota quando o plano não resulta. Visão para enxergar que cada curva pode esconder uma oportunidade. Fluidez para não endurecer o espírito diante das dificuldades.

Em Luanda, Benguela, Huambo, Lubango ou Cabinda, todos nós temos pedras no caminho. O rio lembra-nos que o obstáculo não é o fim, é apenas um convite para encontrar outro jeito. Às vezes, a solução é dar a volta, outras vezes, é esperar a chuva que enche o leito e nos leva mais longe.

Que esta semana seja como o curso de um rio, firme no destino mas sábio nas curvas. Que as pedras que encontrarmos não nos impeçam de fluir, mas nos ensinem a criar novos caminhos. Porque, no final, tal como o rio chega ao mar, também nós chegaremos onde sonhamos, se não pararmos de avançar.

Denílson Adelino Cipriano Duro é Mestre em Governação e Gestão Pública, com Pós-graduação em Governança de TI. Licenciado em Informática Educativa e Graduado em Administração de Empresas, possui uma sólida trajectória académica e profissional voltada para a governação, gestão de projectos, tecnologias de informação, marketing político e inteligência competitiva urbana. Actua como consultor, formador e escritor, sendo fundador da DL - Consultoria, Projectos e Treinamentos. É autor de diversas obras sobre liderança, empreendedorismo e administração pública, com foco em estratégias inovadoras para o desenvolvimento local e digitalização de processos governamentais.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD