Connect with us

Economia

Participação ao Finibanco vendida por mais de nove mil milhões de Kwanzas

Published

on

Está concluído o processo da venda do Finibanco, com a compra pelo Acess Bank, no valor de nove milhões de Kwanzas, ao grupo português Banco Montepio que detinha o negócio.

O Grupo Banco Montepio concluiu o processo de venda do Finibanco Angola ao vender a participação de 29,22% do capital social ao Access Bank.

É por meio de um comunicado, citado pela Lusa, que o Grupo anunciou a venda por 9.046.807 mil milhões de kwanzas, com o contravalor de 10 milhões de euros, da participação que ainda detinha no Finibanco.

“O impacto desta transação nos resultados líquidos consolidados do Banco Montepio face às demonstrações financeiras de 30 de Junho de 2023 foi de -86 mil Euros, tendo a solvabilidade sido reforçada com um impacto favorável no rácio de capital total, estimado em base proforma no final do primeiro semestre de 2023, de 8 pontos base, espoletado pela diminuição dos ativos ponderados pelo risco”, refere.

Na nota o grupo também refere que com a alienação de toda a participação no Finibanco Angola, deixa de ter qualquer exposição no mercado angolano.

A instituição financeira diz ainda que com esta venda “materializa a sua estratégia de simplificação da estrutura societária do Grupo e enfoque no mercado doméstico, reforçando, também, o rácio de capital em 24 pontos base”.

Em Julho, numa comunicação enviada à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco Montepio anunciou ter concluído a venda de 51% do capital social e dos direitos de voto que detinha no Finibanco Angola ao Access Bank, pelo valor de 17,2 milhões de euros.

O Banco Montepio explicou que com a operação perdeu o controlo da subsidiária, mantendo uma participação equivalente a 29,22% do capital social do Finibanco Angola (FNBA).

“O Grupo Banco Montepio concluiu a venda de 51% do capital social e dos direitos de voto que detinha no Finibanco Angola (FNBA) ao Access Bank, pelo valor de 15.790.115 milhares de kwanzas, com o contravalor de 17,2 milhões de euros”, informa.

Em Outubro, o Banco Montepio anunciou que vendeu a participação que detinha no Finibanco Angola (FNBA) ao nigeriano Access Bank, mas não esclareceu qual a participação que detinha.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. David Raimundo

    30/08/2023 at 4:09 pm

    Melhor do mundo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *