Connect with us

Cultura

Filme Angolano “A fúria da Kaculo no Tary” estreia em Nambuangongo – Bengo

Published

on

O primeiro filme de produção nacional em língua Kimbundo, “A Fúria da Kaculo no Tary”, será exibido à 12 de Março, no Cine-teatro Caxito, província do Bengo.

Gravado no município de Nambuangongo, o mesmo tem a duração de duas horas e 15 minutos e vai ser apresentado aos amantes do cinema em Caxito, de modo a angariar fundos para concluir a outra parte, para a sua posterior tradução.

O filme retrata a realidade do povo na época de guerrilha de 1961/70 até ao alcance da Independência Nacional e a paz conquistada em 2002. O objectivo do filme é despertar a atenção da população, sobretudo da juventude, que não vivenciou estes momentos de guerra contra o colonialismo e não só, servindo ainda de bases de consulta para os estudantes dos cursos de História.

A organização do filme, explicou que o mesmo visa demonstrar a revolta levada a cabo pelo povo destemido do município do Nambuangongo (primeira região militar), o ódio, sofrimento, as armas utilizadas, alimentação e as vestes, de modo que os telespectadores reflictam e mudem de atitude diante dos ex-guerrilheiros angolanos.

Falando à Angop, o realizador Tony Jones disse que o filme contou com a participação de três mil integrantes, entre actores (primários e secundários), antigos combatentes, historiadores e crianças, tendo como protagonista a actriz, Eva Sebastião “Kaculo”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas