Connect with us

África

Filipe Nyusi preocupado com golpes de Estado no continente

Published

on

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, mostrou-se, neste sábado, preocupado com os constantes golpes de Estados que ocorrem em África, tendo classificado como “fenómenos desafiantes” para o continente.

Filipe Nyusi apontou as mudanças inconstitucionais de poder como um dos fenómenos desafiantes” para o continente africano, manifestando também preocupação sobre o alastramento do terrorismo no mundo.

“Outros fenómenos desafiantes para o continente africano e vários Estados em desenvolvimento prendem-se com conflitos armados e segurança dos Estados e a problemática de mudanças inconstitucionais de governos em países identificados, com maior relevância os da África Ocidental e Central”, disse Filipe Nyusi durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Grupo 77+China que decorre desde sexta-feira em Havana, capital de Cuba.

Citado pela Lusa, o chefe de Estado moçambicano manifestou-se também preocupado com o alastramento do terrorismo em África e no mundo, referindo que o fenómeno agrava conflitos e fragilidades dos países.

Na cimeira G77+China, o Presidente de Moçambique reafirmou ainda o seu empenho para a cooperação e solidariedade entre os países em desenvolvimento, apelando para que haja compreensão, paciência, tolerância e convivência pacífica entre as nações.