Connect with us

Politica

Filho da antiga ministra das Pescas envolvido em escândalo de corrupção

Published

on

João de Barros, filho da antiga ministra das Pescas, Victória de Barros Neto, é suspeito de ser um dos beneficiários do esquema de corrupção, envolvendo Namíbia, Angola e uma companhia da Islândia, revelou ontem o jornal “The Namibian”.

O escândalo está relacionado com contratos de pesca assinados pela ex-ministra e a Namíbia, em 2014, que resultaram, recentemente, na demissão de dois ministros daquele país.

Os acordos, avaliados em 170 milhões de dólares, envolvem a companhia nacional de pescas da Namíbia e a Namgomar, joint-venture dos dois países, chefiada por Ricardo Gustavo.

A Namgomar era a empresa que passava as licenças de quotas de pesca entre os dois Governos, que foram depois usadas por entidades privadas e alguns indivíduos.

Documentos publicados pelo “The Nambian” indicam que os angolanos envolvidos beneficiaram de um esquema que visava, essencialmente, enriquecer os ministros namibianos e os seus associados.

De acordo com Johannes Stefanson, antigo funcionário da empresa islandesa que divulgou os documentos ao jornal “The Namibian”, o acordo bilateral foi feito “para criar rendimentos para pessoas chave na Namíbia e em Angola”.

 

C/ JA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *