Connect with us

Tecnologia

Filda 2023: Apresentado maior datacenter de Angola

Published

on

Foi apresentado, nesta quarta-feira, o projecto do maior datacenter de Angola, de classe mundial, na 38° edição da Feira Internacional de Luanda, que decorre na Zona Económica Especial – Luanda/Bengo (ZEE).

Trata-se do primeiro primeiro Datacenter Tier-IV, em Angola, apresentado pelo grupo PARATUS – Internet Technologies Angola, SA, e o quinto maior da África Austral.

“O novo datacenter será construído num terreno superior a 30.000m2, possui potencial para hospedar mais de 2000 racks e cages e capacidade total de energia superior a 10 megawatts. É uma evolução natural depois de termos construído, recentemente, outros datacenters de classe mundial, na Namíbia e na Zâmbia. Será o maior em Angola, e não complementa somente a nossa actual oferta de datacenters, mas também, cimentará a nossa posição no país, como um operador líder no país”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração da empresa, Rolf Mendelsohn.

Explicou ainda que o Grupo PARATUS, operador de telecomunicações tem actualmente, quatro (4) datacenters de última geração, Tier-III por concepção, neutros em termos de transporte (carrier neutral), certificados e construídos, propositadamente, na África Austral.

“A colocação de infra-estruturas críticas em datacenters está a tornar-se indispensável para as empresas que desejam ter vantagem na economia digital. Apoiaremos, fornecendo a infra-estrutura e os serviços necessários para dar às empresas o que elas precisam para competir, activamente, na quarta revolução industrial”, acrescentou.

De acordo com o responsável, o objectivo é promover a transformação digital no país, através de investimentos capazes de atender as necessidades tecnológicas do país.

Colunistas