Desporto
FIFA proíbe Samuel Eto’o de assistir jogos da selecção do seu país
A Comissão de Disciplina da FIFA sancionou Samuel Eto’o com uma suspensão de seis meses, impedindo-o de assistir aos jogos da selecção do Camarões.
A punição é decorrente da violação dos artigos 13 (comportamento ofensivo e violação dos princípios de fair play) e 14 (conduta imprópria de jogadores e oficiais) do Código Disciplinar da FIFA.
A sanção está relacionada com o jogo dos oitavos-de-final da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA, entre Brasil e Camarões, realizado em Bogotá (Colômbia), no dia 11 de Setembro de 2024.
Durante o período da suspensão, Eto’o não poderá assistir a partidas de futebol, tanto masculinas quanto femininas, envolvendo equipas da FECAFOOT em todas as categorias e faixas etárias.
O ex-atacante do Barcelona, Inter de Milão e actual presidente da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot) é acusado de ter pressionado os árbitros no jogo em que os Camarões perderam diante do Brasil por 3-1 após prorrogação.
Eto’o começou a carreira profissional no Real Madrid, mas ganhou destaque no Mallorca. Depois foi para o Barcelona, onde foi peça-chave na conquista de dois títulos da Liga dos Campeões da UEFA (2006 e 2009) e vários títulos domésticos. Também jogou no Inter de Milão, onde venceu outra Liga dos Campeões em 2010, tornando-se um dos poucos jogadores a conquistar o triplete (Liga, Copa e Liga dos Campeões) em duas ligas diferentes.
Também passou pelo Chelsea, Anzhi Makhachkala, Everton e Sampdoria, antes de pendurar as botas. Pela seleção dos Camarões, venceu dois Campeonatos Africanos das Nações e uma medalha de ouro olímpica em 2000.