Desporto
FIFA pode sancionar Camarões por interferência política no futebol
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) pode sancionar o Camarões por ingerência política no futebol, por conta do conflito entre Samuel Eto’o, presidente da Federação Camaronesa de Futebol (FECAFOOT), e Narcisse Mouelle Kombi, Ministro dos Desportos e da Educação Física local.
A tensão surgiu após a decisão do Ministério dos Desportos de nomear o belga Marc Brys como técnico dos “Leões Indomáveis”, decisão contestada por Eto’o, que se considera a única autoridade competente para decisões técnicas. Este conflito ameaça a participação do país em competições internacionais, uma vez o estatuto da FIFA trata deste assunto nos artigos 14 e 19.
De acordo com os estatutos, instituições governamentais, organizações nacionais e internacionais, associações e agrupamentos, pessoas vinculadas por este Código devem, além de observar as regras básicas, permanecer politicamente neutras.
Quanto à punição, a FIFA, determina que a violação deste artigo será sancionada com uma multa, bem como a proibição de participação de qualquer actividade relacionada ao futebol por um período de até dois anos.