Connect with us

Desporto

FIFA aprova Mundial 2026 com 48 selecções divididas em 12 grupos

Published

on

A FIFA aprovou esta terça-feira o novo formato competitivo do Campeonato do Mundo de 2026 de futebol, que será disputado por 48 selecções, divididas em doze grupos, ou seja mais dezasseis equipas do que o habitual na prova.

Esta foi uma das decisões que saíram do 73.º congresso do organismo, que decorreu em Kigali, no Ruanda, sendo que ficou igualmente definido que a final do Mundial 2026, que vai ser organizado por Estados Unidos, Canadá e México, terá lugar em 19 de Julho.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da FIFA, que, assim, deixou ‘cair’ uma outra opção, que contemplava um formato de 16 grupos com três selecções cada.

Além do aumento de 32 para 48 equipas, o Campeonato do Mundo passará a integrar 16 avos de final, ao contrário do que vinha sucedendo até agora, em que os dois primeiros classificados dos oito grupos apuravam-se para os oitavos de final.

Desta forma, em 2026, além dos dois primeiros classificados, também se apurarão para os 16 avos de final os oito melhores terceiros colocados, um pouco à semelhança do que já sucede no Campeonato da Europa, em que também se apuram os quatro melhores terceiros, mas, no caso, para os ‘oitavos’, avança a Lusa.

O calendário do Mundial 2026 incluirá, assim, um total de 104 partidas, ou seja mais 40 do que actualmente.