Connect with us

Sociedade

Fiéis da IURD manifestam-se defronte ao Ministério da Cultura

Published

on

O conflito entre as alas brasileira e angolana na Igreja Universal em Angola voltou a reacender, quando se esperava um desfecho do caso, após um acordo conciliatório mediado pelo Estado angolano em Agosto de 2023.

Na manhã desta segunda-feira, 18, centenas de fiéis da ala angolana da Igreja Universal, acompanhados pelo seu líder, Valente Bezerra Luís, deslocaram-se as instalações do Ministério da Cultura, com o objectivo de apresentar uma nota de protesto ao ministro da Cultura.

Em causa está, segundo Luís Bezerra, Bispo da ala angolana, o facto de, no dia 16 do corrente mês e ano, ter se verificado em alguns templos da IURD a remoção dos logotipos e das siglas da instituição, sem o conhecimento prévio do corpo directivo da igreja.

Diz a liderança da ala angolana que o acto, protagonizado no dia 16, foi provocatório e “teve como objectivo,  confundir os fiéis, instaurar confusão, atiçando  o conflito entre irmãos”, acrescentando. por outro, não compreender, segundo o líder religioso, o papel das autoridades angolanas, que segundo alega, ao invés de promover a paz social, “instigam  a confrontação entre irmãos, cujas as consequências são imprevisíveis”.

Diz ainda a ala angolana da IURD, ter sido com espanto que tomou conhecimento do decreto executivo nº74/24 de 14 de Março, do Ministério da Cultura e Turismo, que estingue a Igreja Universal do Reino de Deus, e altera a denominação desta para Igreja do Reino de Deus em Angola, sem terem sido comunicados.

Diante do que consideram serem atropelos, após não terem sido recebidos na manhã desta segunda-feira, 18, pelas entidades ligadas ao Ministério da Cultura, Valente Bezerra Luís, Bispo e líder da IURD da ala angolana, anunciou para a próxima sexta-feira, uma vigília defronte as instalações do Ministério da Cultura, com a presença  de fiéis.