Connect with us

Mundo

Félix Tshisekedi mantém vantagem com 77% dos votos

Published

on

A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da República Democrática do Congo, deu sequência ao anúncio dos resultados parciais das eleições de 20 de Dezembro de 2023.

O presidente cessante, Félix Tshisekedi, mantém a sua larga vantagem sobre os outros dezoito candidatos, segundo fez saber a CENI.

Até esta quarta-feira, 27, a Comissão Eleitoral Nacional Independente publicou resultados parciais de 173 dos 179 círculos eleitorais, mais a diáspora.

No total, dos nove milhões, trezentos e trinta e três mil e 562 votos válidos, o candidato Félix Tshisekedi manteve o primeiro lugar, com sete milhões, duzentos e dezanove mil e oitocentos e dezasseis votos, que correspondem à 77,3%, seguido por Moïse Katumbi, com 15,7%.

Martin Fayulu vem em terceiro, à frente de Adolphe Muzito e Radjabho Tebabho Sorobabho. A publicação final dos resultados provisórios pelo CENI teve lugar em 31 de Dezembro.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.