Desporto
Federação Angolana de Basquetebol com dívida acima de 1, 5 milhões de dólares
A Comissão de Gestão da Federação Angolana de Basquetebol encontrou uma dívida de mais de USD 1,5 milhões, afirmou em Luanda o seu coordenador, Gustavo da Conceição.
Falando terça-feira durante o programa “Grande Entrevista”, da Televisão Pública de Angola, o responsável considerou catastrófico a situação da federação do ponto de vista financeiro, acrescentando que existe igualmente uma divida de quase AKz 300 milhões.
Explicou que a FAB deve salários aos funcionários, atletas e treinadores que estiveram ao serviço das selecções nacionais, ao ex-presidente da federação, Hélder da Cruz “Maneda”, e ao seleccionador nacional, o norte-americano William Bryant Voigt.
“A situação da Federação Angolana de Basquetebol é catastrófica porque do ponto de vista financeiro está praticamente a zero. A Comissão de Gestão encontrou um montante de dívidas declaradas que são insustentáveis”, reiterou.
O antigo basquetebolista afirmou que no total da dívida contraída, comparativamente aos valores atribuídos pelo Orçamento Geral do Estado, a federação levaria de seis a sete anos para liquidar sem olhar para outras actividades.
No entanto, disse que a dívida está declarada, mas que falta ainda a realização de um trabalho de certificação para a obtenção de números mais reais, devido a eventuais falta de justificativos.
Gustavo da Conceição, que dirigiu a FAB por dois mandatos (de 2004 a 2012) é coadjuvado por Tony Sofrimento, Anselmo Monteiro, Bi Figueiredo e Brandão Júnior.
O grupo substituiu provisoriamente o presidente demissionário Hélder Cruz “Maneda”, até as próximas eleições, ainda este ano.
C/ Angop