Connect with us

Desporto

FC Porto campeão português após quatro épocas

O FC Porto conquistou sábado o 28º título de campeão português de futebol e colocou fim a um inédito jejum, nas últimas 33 temporadas, de quatro épocas consecutivas sem tocar no troféu, há quatro anos na posse do Benfica.

Published

on

Num campeonato emotivo, com ‘derrapagens’ na liderança e ambiente de ‘guerrilha’ fora das quatro linhas, acabou por triunfar a equipa mais focada e que, à partida, devido às condicionantes financeiras, era tida como ‘outsider’ perante Benfica e Sporting.

Sérgio Conceição montou um plantel recorrendo à ‘prata da casa’ e jogadores emprestados e, mesmo sem alguns dos seus ‘anéis’ que o FC Porto foi obrigado a vender, como Rúben Neves e André Silva, impôs-se aos rivais e fez a diferença com o triunfo na Luz (1-0).

Conceição sucedeu a Vítor Pereira na história de treinadores campeões e superou as apostas falhadas em Paulo Fonseca, que com a conquista da Supertaça de 2013/14 tinha erguido o último troféu para o clube, o espanhol Julen Lopetegui, José Peseiro e Nuno Espírito Santo.

Pelo banco portista nestas últimas quatro temporadas, em que prevaleceu a aposta em treinadores portugueses, sendo Julen Lopetegui a única exceção, passaram ainda os interinos Rui Barros e Luís Castro.

A conquista do campeonato coroa um ano em que o FC Porto chegou às meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, sendo afastado nas meias-finais pelo Sporting em ambas as situações no desempate por grandes penalidades, e a eliminação frente ao finalista da Liga dos Campeões Liverpool, nos oitavos de final.

Para a história da época de 2017/18 fica ainda o facto de o FC Porto ter impedido o Benfica, que chegou à liderança a cinco jornadas do fim da I Liga, de obter o pentacampeonato, permanecendo os ‘dragões’ como o único clube que o conseguiu.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *