Connect with us

Angola que dá certo

Fazenda prevê produzir dois milhões de ovos/dia em 2021

Redação

Published

on

A fazenda Pérola do Kikukxi, localizada no município de Viana, em Luanda, prevê recuperar, em Janeiro próximo, a sua capacidade de produção de um milhão de ovos/dia, interrompida em Março deste ano, por força da pandemia da covid-19.

Segundo a administradora da referida empresa, Elizabeth Dias dos Santos, que falava durante uma visita de constatação dos secretários de Estado de Economia, Mário Caetano João e do Comercio, Amadeu Leitão Nunes, a produção da Kikovo abaixou para 600 mil ovos/dia, devido aos condicionalismos impostos pela covid-19.

De acordo com a gestora, com os novos investimentos em carteira, suportados pela banca nacional, a Fazenda prevê dobrar a capacidade para dois milhões de ovos/dia, a partir de Abril de 2021.

Para o efeito, a empresa necessitará mobilizar recursos financeiros à volta de 80 milhões de dólares, o que permitirá criar três mil postos de trabalho.

A fazenda conta com um matadouro com capacidade para abater dois mil e 500 frangos/ hora e 100 toneladas durante um mês.

Conta também com uma fábrica de rações, com capacidade de transformação de 20 toneladas de alimentos para as aves.

Durante a visita, o secretário de Estado da Economia, Mário Caetano João, elogiou o investimento que está a ser feito na fazenda, tendo sublinhado que acções do género contam com o apoio do Ministério.

Referiu que o Ministério da Economia e Planeamento não dá apoio financeiro, mas criou uma política através da banca para que se preste todo auxílio aos empresários, com objectivo de incentivar a produção nacional, reduzindo desta forma as importações.

Por sua vez, o secretário de Estado de Comércio, Amadeu Leitão Nunes, manifestou-se impressionado com a dinâmica do projecto Pérola do Kikuxi.

A fazenda Pérola do Kikuxi, criada em 1997, conta actualmente com 545 colaboradores, número que prevê aumentar no próximo ano, resultado dos investimentos já anunciados.

Por Angop 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (78)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD