Connect with us

Sociedade

Fazedores de arte pedem mais espaços para realização de actividades culturais

Published

on

Fazedores de arte em Luanda pedem criação de mais espaços para realização de actividades culturais com vista a dinamizar a arte cénica na capital angolana.

Para o jovem actor Felisberto Araújo, o teatro no país ainda está muito aquém do desejado, devido a pouca atenção a que se dá aos seus fazedores.

“Ainda estamos estáticos por não temos industrias e não há política para desenvolver o teatro como arte”, disse.

Ermelinda Kiluanje, também fazedora de teatro, aponta a quase inexistência de salas de espectáculos um pouco pelo país, e a falta de interesse por parte de quem é de direito em dar vida ao teatro, como um dos motivos do estado moribundo da arte em Luanda.

“Muitos grupos de teatro no país vão realizando os seus espectáculos como podem, em salas improvisadas e sem condições para a encenação, outros colectivos de arte investem muito e não veem o retorno do investimento feito, o que torna frustrante”, desabafou.

João Mangano, responsável de um grupo teatral, afirmou que nos anos 1980 a produção de teatro era muito limitada, devido o contexto do conflito armado, que o país vivia, além dos poucos recursos financeiros e a falta de conteúdos para produção de peças de teatro com qualidade.

Entretanto, o aumento dos espaços para realização de espectáculos e políticas exequíveis dirigidas ao teatro, constam da agenda governativa do executivo angolano.

A garantia foi dada esta quarta-feira, 27, pela Directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Tatiana de Morais, quando falava, por ocasião do Dia Mundial do Teatro, que hoje se celebra.

“A criação de espaços para realização de artes cénicas está na agenda do governo”, disse.

A número da um da Cultura em Luanda anunciou ainda a realização do festival de teatro em toda extensão da província, começando pelas fases comunal, municipal, distrital e provincial, para dinamizar e massificar o teatro nas comunidades, com premiação para os diferentes escalões.

Recordar que celebra-se hoje o Dia Mundial do Teatro. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. Neste dia várias organizações culturais apresentam espectáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Directora da Cultura em Luanda anuncia realização do Festival de Teatro

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.