Connect with us

Reportagem

Farmácias e hospedarias em Luanda registam movimento intenso no Dia dos Namorados

Published

on

O Dia dos Namorados é das datas que traz sempre boas expectativas para o sector de restaurantes e hospedarias, com uma previsão de aumento de movimentos e até de lotação neste dia 14 de Fevereiro. É das datas, que trazem consigo um alento, para quem, por exemplo, dirige um albergue, que durante todo mês de Janeiro, não facturou quase nada com a casa.

Na manhã, e no princípio da tarde de hoje, terça-feira, 14 de Fevereiro, data em que se celebra o Dia de São Valentin em quase todo mundo, à semelhança de outras paragens do universo, Luanda não fugiu à regra: registou um movimento frenético de pessoas, num corre-corre pela procura de presentes.

A procura pelo ideal, levou muita gente a andar dezenas de quilómetros para encontrar um presente, que vai de encontro ao seu bolso. Foi o que constatou o Correio da Kianda, no mercado informal do São Paulo, onde muita gente encontrou presente a preço acessível.

Assim como nos mercados informais, boutiques e feiras, onde as bancadas no dia de hoje ficaram todas coloridas com as cores vermelha e rosa, de flores, lingeries, cosméticos, dentre outros, um outro movimento intenso que o Correio da Kianda registou na capital, foi o das hospedarias e farmácias. Em algumas, tivemos a possibilidade de conversar com os funcionários para saber como estava a ser o dia.

Começamos pelo distrito urbano do Benfica, onde visitamos seis hospedarias e quatro farmácias. Diferente dos dias anteriores, onde o  preço por hora, rondava em volta dos três mil kwanzas, para hoje, quase todas elas reservadas, os proprietários decidiram aceitar apenas clientes que queiram passar a noite, ou pagar acima de cinco horas, com preços duplicados, que vão, por exemplo, dos vinte mil kwanzas por quatro horas, num quarto ornamentando com flores e requintes, com outros a cinquenta mil kwanzas, com direito a jantar a dois.

“Hoje é um dia especial para as hospedarias, por isso, decidimos subir os preços para não termos qualquer cliente”, disse, o responsável de uma das hospedarias no distrito do Benfica, entrevistado pelo Correio da Kianda.

Deixamos as hospedarias e, de seguida, procuramos pelas farmácias. O entra e sai era o que mais se via, pelos menos nas que visitamos. A compra pelos preservativos e medicamentos, segundo confidenciou-nos uma técnica farmacêutica, tornou-se na venda do dia.

“Hoje, estamos a ter boas vendas, e não é apenas de medicamentos antipalúdicos, o que mais estamos a vender, por ser um dia especial dos namorados, como vês, a prateleira de preservativos está vazia”, disse, Jorgina, técnica de uma das farmácias, por onde passamos, cujo o nome decidimos ocultar para  não fazer publicidade.

Continue Reading
1 Comment

1. Loozap

14/02/2023 at 10:10 pm

As coisas precisam estar em contexto hoje em dia