Connect with us

Economia

FAO promove webinar “A mulher rural nos sistemas agroalimentares e na economia”

Avatar

Published

on

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação 2020, que este ano marca o 75º aniversário da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a organização promove, no dia 13 de Outubro, às 11h, na plataforma Zoom, o webinar “A mulher rural nos sistemas agro alimentares e na economia angolana”.

O evento tem como objectivo geral dar visibilidade à contribuição das mulheres rurais angolanas e do mundo na transformação da agricultura e pescas, bem como o reforço da segurança alimentar das famílias.

O formato, de acordo com o comunicado da organização a qual o Correio da Kianda teve acesso, será um diálogo, precedido por três apresentações com informações da contribuição da mulher rural na economia e na transformação dos sistemas agro alimentares no mundo, em África e em Angola, assim como os avanços no emponderamento económico e social das mulheres rurais.

O webinar reunirá actores com papéis relevantes para desenvolvimento da agricultura, pescas, o crescimento económico inclusivo, educação e igualdade de género em Angola, dentre eles a a Secretária de Estado para as Pescas, Esperança Costa; a Secretária de para Família e Promoção da Mulher, Elsa Bárbera; Comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, Josefa Sacko, dentre outros.

O evento tem como anfitriã a Primeira-dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço.

O formato proposto é em estilo de apresentações powerpoint e vídeos. Clique aqui para efectuar a sua inscrição.

Contexto

Num momento excepcional, em que os países de todo o mundo enfrentam os efeitos generalizados da pandemia da covid-19. É hora de olhar para o futuro que precisamos construir juntos sobre o tema “Cultivar, alimentar, preservar. Juntos. As nossas acções são o nosso futuro”. A crise global gerada pela covid-19 está a permitir-nos reflectir sobre o que é realmente importante e as nossas necessidades mais básicas. Para muitos de nós, esses tempos incertos reacenderam o nosso apreço por algo que muitas vezes falta a muitos: a alimentação.

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de Outubro, deste ano faz um chamamento à solidariedade mundial para ajudar os mais vulneráveis a se recuperarem da crise e se reconstruírem melhor, tornando os sistemas agro alimentares mais resilientes, robustos e inclusivos para que possam proporcionar dietas saudáveis a preços acessíveis e sustentáveis para todos. Isto exigirá melhor protecção social, inovação e digitalização, e práticas agrícolas sustentáveis que preservem os recursos naturais do planeta, a nossa saúde e o clima.

Neste contexto, todos devemos trabalhar em conjunto para desenvolver respostas e políticas eficazes e inclusivas. Apesar das contribuições significativas que as mulheres fazem à segurança alimentar das famílias e ao desenvolvimento económico e agrícola, em muitos países o acesso da mulher aos serviços sociais e económicos ainda é limitado. As mulheres angolanas representam a maior proporção da força de trabalho rural que participa activamente na transformação e diversificação da agricultura e pescas, contribuindo significativamente no sistema agro alimentar sustentável das famílias do país.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (80)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD