Ligar-se a nós

Sociedade

Famílias proprietárias de espaço junto à linha férrea começam a ser indemnizadas

Publicado

em

Começaram a ser indemnizadas esta quinta-feira, 31, pelo Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes, as famílias proprietárias do espaço junto a linha férrea, na comuna da Arimba, município do Lubango.

O facto remonta a 2007, e em causa estavam 523 mil metros quadrados, pertencentes a oito famílias de um total de 80 pessoas, sendo que uma delas já recebeu a indemnização em 2010, as outras só agora foram compensadas, dadas as dificuldades nas negociações.

A luta culminou com a assinatura de acordos celebrados entre as partes, em acto testemunhado pelo cartório notarial da Huíla.

Em declarações, o Presidente do Conselho de Administração do Caminho de Ferros de Moçâmedes, António Coelho da Cruz, explicou como será feito o aproveitamento do espaço para o rendimento da empresa:

“O local hoje é uma parte utilizada como uma plataforma para o carregamento das pedras de granito, a sua expansão vai continuar a crescer, temos terreno suficiente hoje para o crescimento deste negócio”

Por sua vez, António Segunda, um dos contemplados, realçou que foram 15 anos de muita luta e a esperar que essa data chegasse e vissem ressarcidos os seus direitos e agradecem o posicionamento do novo PCA.

“Demorou muito a lutarmos com isso até aqui onde chegamos é de louvor com este novo PCA, ficamos muito gratos com isso, com este dinheiro vou arranjar um sítio para o cultivo”, avançou.

Entretanto, Teresa Albertina outra beneficiária, disse estar muito feliz, vai procurar um terreno para construir, cultivar e ajudar na formação dos filhos.

“Muito obrigada porque já vou procurar onde vou construir para os meus filhos, e onde vou pôr as minhas lavras para os meus filhos, este dinheiro vou pagar os estudos dos meus filhos”, agradeceu.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD