Connect with us

Sociedade

Faltam dois dias para arranque do Censo 2024

Published

on

A dois dias para realização do Censo Geral da População e Habitação a iniciar a 19 de Setembro em todo país, a comissão multissectorial reafirmou que estão criadas todas as condições para o seu arranque.

A informação foi avançada esta segunda-feira pelo director-geral adjunto para área social do INE, Hernane Luís, tendo garantido condições logísticas e humanas e materiais para o arranque do censo na próxima quinta-feira.

O responsável disse que a recolha de dados, que terá a duração de 30 dias e abrange as 18 províncias do país, vai servir para a obtenção de informações sóciodemográficas actualizadas principalmente sobre o número da população.

Hernane Luís, que falava durante a sessão de esclarecimentos sobre o Censo, disse que estão envolvidos mais de 70 mil recenseadores nas dezoito províncias do país.

Entretanto, o especialista em gestão e administração pública Denílson Duro, considera insuficiente o número de agentes para recensear mais de 30 milhões de cidadãos nos 163 municípios do país.

Denílson entende que houve falta de observância no perfil de quem efectivamente pode ser agente do Censo, além do número de operadores.

Radio Correio Kianda

Colunistas