África

Falta de visto na origem da retenção de Gilmário Vemba no Aeroporto de Maputo – Migração de Moçambique

Publicado

em

Por Romeu Carlos, directo de Maputo

O humorista angolano Gilmário Vemba encontra-se, neste momento, retido no Aeroporto Internacional de Maputo, após ser proibido de entrar em Moçambique pelas autoridades de migração. A informação foi confirmada, a instantes, ao Correio da Kianda, pelo jornalista moçambicano Romeu Carlos.

“De acordo com uma fonte com quem pude conversar e apurar com exclusividade essas informações, Gilmário Vemba não portava um visto que permita a realização de actividades culturais e ou desportivas”, disse, com exclusividade ao Correio da Kianda.

Este visto, prosseguiu a fonte do Serviço Nacional de Migração de Moçambique, contactada pelo jornalista, devia ter sido solicitado pela entidade organizadora do evento, previsto para decorrer em Maputo, na tarde deste domingo, 20.

De recordar que, Gilmário Vemba vem publicitando este evento de humor que seria apresentado na capital moçambicana, há algumas semanas.

De acordo com a mesma fonte que o Correio da Kianda tem vindo a citar, “Vemba não apresentava o visto e como mandam as regras de migração, foi interdito e, neste momento, encontra-se sob custódia do Serviço Nacional de Migração e poderá ser transferido para Lisboa esta segunda-feira”.

“Algumas vozes começam a questionar esta acção do Serviço Nacional de Migração, enquanto outras entendem que é um procedimento que devia ser observado pelas entidades que estão a organizar este espectáculo de humor que devia decorrer”, comentou, Romeu Carlos.

O jornalista de Moçambique avançou ainda que com Gilmário Vemba estão dois outros artistas também que foram proibidos de entrar em Moçambique.

“As autoridades migratórias, que provavelmente poderão falar a partir de amanhã, reforçam que são questões viradas a procedimentos normais e que respeitam a legalidade. Vamos acompanhar nos próximos dias ou nas próximas horas mais detalhes sobre este assunto”, disse a este jornal.

Há cerca de uma hora, o humorista angolano usou as suas redes sociais para informar que serão devolvidos os valores aos cidadãos que já haviam adquiridos os seus ingressos.

“Meus irmãos moçambicanos desculpa pelos transtornos… a partir de amanhã os vossos valores serão reembolsados pelos mesmos canais de aquisição. Forte abraço e até quando poder”, escreveu, sem, entretanto, entrar em mais pormenores.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version