Sociedade
Falta de verbas paralisa implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar na Lunda Norte
A falta de financiamento continua a criar impedimentos na implementação e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar na província da Lunda Norte.
Desde Janeiro, os fundos necessários para o arranque do programa ainda não foram disponibilizados, o que vem comprometendo o apoio alimentar a milhares de alunos do ensino primário.
Conhecido anteriormente por “merenda escolar” aos alunos e as escolas que serão beneficiados do programa já foram cadastrados pelas direcções Municipais.
No município de Chitato o programa prevê abranger cerca de dois mil e quinhentos alunos ao passo que no município de Lucapa foram seleccionados 600 alunos de acordo com informações avançadas pela RNA.
Os directores de educação dos dois municípios André Mário e Carlos Gonve disseram que o dinheiro disponibilizado ao combate a pobreza pelo Ministério das Finanças serve para aloucar no Programa Nacional de Alimentação Escolar e que a ausência deste financiamento que se verifica desde está a condicionar a distribuição de alimentação aos alunos. Actualmente está ser levado a cabo um trabalho com as empresas fornecedoras com vista a seguir as recomendações que anulam os alimentos secos.