Sociedade
“Falta de cuidados com a saúde bucal pode provocar diversas doenças”, diz especialista
Em declarações ao Correio da Kianda, o cirurgião dentista Manuel Canonguembi, disse que os angolanos procuram pouco o dentista por falta de conhecimento sobre a importância da prevenção de diversas doenças causadas pela má higienização bucal, como cárie, gengivite, aftas, periontite e endocarite bacteriana.
Segundo o profissional, as visitas frequentes ao dentista são importantes para manter uma saúde bucal equilibrada: ”não se trata de vaidade, mas sim evitar que o pior aconteça. Os cuidados com os dentes são fundamentais, mas, infelizmente, a procura pelo serviço ainda é baixa, pois alguns “só vão quando têm dor”.
De acordo com o médico, uma infecção no dente ou gengiva pode provocar diversas complicações em outras parte do corpo, como pulmão, coração e cérebro, que podem, inclusive, levar à morte.
“O sistema imunológico de uma gestante, por exemplo, é mais frágil e com maior propensão à infecções. Problemas bucais podem fazer com que algumas delas tenham dificuldades na gravidez ou mesmo causar partos prematuros ou abortos espontâneos. Para além de ser muito prejudicial para os pacientes com diabetes e pneumonia, dentre outros”, falou.
Assim sendo, de acordo com o dentista, prevenir é melhor que remediar com bons hábitos, como “ter costume de ir com frequência ao dentista, trocar periodicamente a escova, escovar os dentes pelos menos três vezes ao dia após as refeições, principalmente antes de dormir, pois durante o sono a boca fica mais vulnerável a acção das bactérias, são fundamentais para manter as bactérias sob controlo”, aconselhou.
Por: Baptista Zau