Economia

Falta de chuva pode comprometer cultivo no Moxico

Publicado

em

Há exactos quatro meses que não se registam chuvas no município do Alto Zambeze, no Moxico, o que está a comprometer o cultivo da população local, afectando 15 mil camponeses da região.

O director municipal da Agricultura dos Bundas, Kanhica Laston, disse que desde o mês de Novembro de 2023 aquela região não regista chuvas, o que está a comprometer a colheita de mais de 40 mil toneladas de produtos diversos.

“A colheita da campanha agrícola de 2023/2024 vai ser comprometida porque nós tivemos chuvas apenas na primeira e segunda quinzena do mês de Novembro [de 2023]. Muitas culturas mesmo foram afectadas, dos nossos principais produtos como o milho, o arroz. Quase 40 mil toneladas de culturas diversas, 15 mil famílias e 11 mil hectares de terras afectadas”, detalhou.

O agricultor Jacinto Kahumba, que beneficiou de um crédito bancário para o plantio de mais de 60 hectares teme o risco de não poder fazer a colheita.

Desde o mês de Novembro que não há regularidade das chuvas, perdemos os campos de arroz, mais de 60 hectares depois de germinarem as sementes queimou com o Sol. Até não terá a colheita de milho e a mandioca, devido a essa estiagem, está apodrecer e temos dívidas com Estado. Temos problemas enormes”, informou.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version