Sociedade
Falsificadores de perfis falsos nas redes sociais, que passavam-se por Ministros e Governantes detidos pelo SIC
Cinco cidadãos foram detidos em flagrante delíto, na última semana, em Luanda, por pertencerem a uma rede criminosa que se dedicava a criacão de perfis falsos nas redes sociais, passando-se por Governantes, em contas falsas, criadas no facebook e em outras plataformas digitais, com o fim único, de extorquir dinheiro aos cidadãos, menos atentos.
A detenção dos cinco, com idades que vão dos 20 aos 32 anos, dentre estes uma menina, ocorreu no Distrito Urbano da Samba, numa accão levada a cabo pelo SIC, através das suas direccões de combate aos Crimes Informáticos.
Apresentados nesta quarta-feira, 2, a imprensa, trata-se de um grupo de Jovens desempregados, que tinha como dedicacão, a criacão de perfis falsos, que passando-se por políticos, empresários e governantes, bem como a criacão de websites falsos da empresa Emis, com aplicativos Multicaixa Express, realizavam diversas burlas.
A primeira detenção, ocorreu no dia 29 de Janeiro, mediante a um trabalho de investigacão criminal levada a cabo pelo SIC, que permitiu inicialmente descobrir, de acordo com SIC, que a menina de 20 anos, agora detida, por estar implicada no crime de associacão de malfeitores, era uma das orientadas pelos seus comparsas, no cometimento da prática de crimes de burlas.
Após a detenção da mesma, dois dias depois, no seguimentos dos factos, foram detidos no último dia do mês de Janeiro, nesta segunda-feira, 31, mais quatro elementos, numa residência no Distrito Urbano Samba, onde funcionava numa espécie de “ Quartel General “ dos malfeitores, onde foram encontrados vários telemóveis, cartões SIM, e diveros cartões multiccaixas e bilhetes de identidades falsos.
Entre os detidos, dois foram descobertos como sendo gestores de duas paginas falsas no facebook, em nome dos Ministros da Agricultura e Pescas, António Francisco de Assis, e dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, que por sinal, este último, abriu uma queixa crime, de acordo com SIC, por existência nas redes sociais, de mais de oito perfis falsos, passando-se em seu nome.
Com os acima referidos supostos criminosos, foram apreendidos em posse destes, 4 telemóveis, 9 cartões multicaixa de diversos bancos, 8 cartões SIM, bilhetes de identidades falsos, e um dispositivos de cloangem de cartões Multicaixa.