Connect with us

Sociedade

Falsificação de certificados leva a detenção de adolescentes no Uíge

Published

on

Seis cidadãos, quatro dos quais, mulheres, adolescentes, de 17 anos, foram na última sexta-feira, 23, detidos pelo Serviço de Investigação criminal, na província do Uíge, por estarem acusados de falsificarem certificados de habilitações literárias, quando tentavam matricular-se numa das escolas do II ciclo n.⁰ 20, no bairro Mbemba Ngango arredores da cidade do Uíge.

De acordo com o porta-voz do SIC em terras do bago vermelho, sub-inspector criminal Zacarias Fernando, as quatro raparigas, de 17 anos, foram detidas na escola quando se tentavam matricular-se na 10.ª classe.

“Tudo foi descoberto, quando as mesmas pretendiam efectuar matriculas na 10.ª classe, tendo a comissão de matrículas suspeitado da autenticidade dos certificados e, seguidamente, acionado o SIC, que efectivou a detenção das cidadãs”, fez saber.

Disse por outro lado o oficial de investigação criminal, que a data dos factos, indagadas sobre a origem dos documentos, confessaram tê-los adquirido a um homem, de 61 anos, que os vende entre os 15 e aos  28 mil kwanzas.

Na sequência, disse ainda, o SIC realizou uma micro-operação, que resultou na detecção do vendedor, bem como de um outro cidadão, de 23 anos, que elaborava os certificados numa casa de digitalização e cópia de documentos.

Zacarias Fernando acrescentou igualmente, que foram ainda apreendidos 17 certificados falsos, e os meios informáticos utilizados para a falsificação dos mesmos.

”Os cidadãos já foram presentes ao Ministério Público para os procedimentos legais que se impõem, sendo que o SIC prossegue as diligências para o desmantelamento total da rede de falsificadores, bem como a apreensão dos carimbos utilizados”, concluiu.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *