Politica
Falsa informação ao Presidente João Lourenço precipita exoneração de João Melo
Nuno Carnaval, é o novo ministro da Comunicação Social, após a exoneração do anterior titular, acusado de manipular dados no discurso do Presidente sobre o estado da nação. João Lourenço foi buscar uma empresa brasileira, velha conhecida do MPLA, para tratar da imagem do regime
Mensageiro, durante a apresentação do estado da nação, de um discurso manipulado por alguns dos seus mais diretos colaboradores, o Presidente João Lourenço não hesitou em exonerar o ministro da Comunicação Social, João Melo.
Vítima de informações falsas que serviram de suporte à sua intervenção, João Lourenço, ao revelar a existência em Angola de mais de 100 jornais, 431 revistas e um numero fantasma de boletins e de empresas editoriais e produtoras de conteúdos, acabou por ver desacreditada na praça pública a sua imagem. Atribuídas ao Ministério da Comunicação Social essas informações, perante evidências de manipulação apresentadas nas redes sociais pelos cidadãos, o Presidente prometeu publicamente penalizar os seus autores.
João Melo foi nomeado ministro da Comunicação Social logo após a tomada de posse do Presidente João Lourenço, em Setembro de 2017 e prometeu liberalizar o sector, autorizar mais rádios locais e promover o fim da censura nos diferentes orgãos de imprensa estatais.
Na sua conta “twitter” João Melo escreveu “deixei de ser ministro, vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor“.
C/ Expresso