Ligar-se a nós

Economia

Bic Seguros multado por falhas no combate ao branqueamento de capitais

Publicado

em

Um total de 70 milhões de kwanzas, é o valor da multa aplicada à empresa BIC Seguros, por falhas na implementação dos procedimentos de controlo para a prevenção e combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo (BC/FT).

A Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), esclarece que a multa foi aplicada nos termos da Lei n.º 5/20, de 27 de Janeiro e do Aviso n.º 3/21, de 6 de Dezembro, na sequência de um processo de transgressão administrativa instaurado após um acto inspectivo off si- te referente ao ano de 2024.

De acordo com o documento, o “incumprimento da obrigação de realização de avaliação de risco em matéria de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo (BC/FT)” e “cumprimento defeituoso ou insuficiente das obrigações de identificação e diligência” sãos algumas das infracções cometidas pela seguradora.

Recorde que Angola consta na lista negra do Grupo de Acção Financeira (GAFI) para países com deficiência estratégia no combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, segundo anunciou esta terça-feira, o órgão executivo da União Europeia.

A questão, de acordo com o especialista em relações internacionais, Adalberto Malú, é um golpe à reputação do país e um grave impedimento para o investimento estrangeiro.

Segundo o especialista, esta é uma chamada de atenção para o país, que deve demonstrar compromisso real com a transparência financeira.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD