Connect with us

País

Falha técnica retarda inscrições na Universidade Agostinho Neto

Published

on

O início das inscrições para o exame de acesso ao ensino superior na Universidade Agostinho Neto (UAN), previsto para as 9h00 desta quinta-feira, teve atraso de mais de uma hora, devido a questões técnicas ligadas ao sistema eléctrico, constatou a Angop.

Cinco mil e trezentas e dez vagas estão disponíveis para os candidatos ao ensino superior no ano lectivo 2020, na UAN.

Enquanto a situação não era resolvida, técnicos da instituição constatavam a veracidade dos documentos apresentados pelos candidatos.

A Angop apurou que maior parte dos candidatos presentes no primeiro dia de inscrições era finalista do II ciclo do ensino secundário até 2018.

Entretanto, regista-se atraso na entrega da certificação, como é o caso da escola João Beirão, no município de Viana, que prevê fornecer o documento apenas a partir de segunda-feira (6).

De acordo com o vice-reitor para a área académica e vida estudantil da UAN e coordenador do processo, Domingos Margarida, ultrapassado o problema as inscrições tiveram início de forma tranquila e ordeira, com auxílio da Polícia Nacional.

Fez saber que o curso de Direito dispõe de maior número e vagas, enquanto que para o curso de Biologia este ano lectivo não vai absorver novos estudantes por falta de condições adequadas.

Relativamente aos estudantes que até ao momento não dispõem de documentação, disse que poderão apresentar as pautas assinadas pelos directores das escolas, com as notas da 10ª à 12ª classes discriminadas.

Avançou que, da cota total disponibilizada em cada curso, 2, 5 por cento é reservada aos filhos de antigos combatentes, pessoas com deficiência e candidatos em pobreza extrema.

De acordo com José Kelope candidato ao curso de Ciências Políticas e finalista há sete anos, constrangimentos dessa natureza poderiam ser evitados, criando fontes alternativas, de formas a se evitar desgaste dos estudantes devido ao tempo de espera.

Para o estudante Fernando Manuel, candidato ao curso de Direito proveniente de uma escola privada, não foi difícil adquirir o certificado uma vez que recebeu atempadamente.

Já a candidata para o curso de Direito Laurinda Paulo referiu que a escolha do curso em ciências sociais deve-se pelo facto de ser o seu forte em detrimento das ciências exactas.

Das 5.310 vagas disponíveis, 4.925 são para os cursos de graduação e 385 para os cursos de bacharelato para formação de professores para o ensino técnico-professional, numa parceria com o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED).

Comparativamente ao ano académico 2019 houve um aumento de 215 vagas.

As inscrições terminam a 11 desse mês. Já os exames terão lugar de 20 a 25 de Janeiro.

A Universidade Agostinho Neto conta com 45 cursos nas suas nove unidades orgânicas e sete faculdades.

Fundada em 1976, a UAN é a mais antiga e maior universidade de Angola, sendo a referência no ensino superior angolano. Nela ministram-se cursos nos domínios da Engenharia, Ciências Sociais, Direito, Economia, Letras e da Medicina.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas